Madalenas brancas de baunilha e de chocolate



Ingredientes:

. 6 claras de ovo
. 130g de manteiga amolecida
. 120g de farinha de trigo
. 200g de açúcar
. 1 colher de chá de essência de baunilha 
. 1 colher de café de fermento em pó
. 1 colher de sopa de cacau (magro) em pó
. açúcar em pó q.b. (para polvilhar)



Preparação:

. Misture o açúcar com a manteiga.
. Depois incorpore as claras (levemente ligadas com o garfo), batendo tudo com o batedor de varas até ficar bem homogéneo.
. Por fim, junte a farinha peneirada com o fermento e bata mais um pouco.
. Divida a massa em duas partes. Numa acrescente a essência de baunilha e na outra acrescente o cacau em pó. Envolva bem.
. Unte (se necessário) a forma de madalenas com manteiga, óleo ou spray e distribua dentro as massas com a ajuda de uma colher de sopa.
. Leve a forno quente a 180ºC durante 12 minutos.
. Desenforme e deixe arrefecer as madalenas. Depois polvilhe-as com açúcar em pó.



Informações adicionais:

. tempo de preparação total: 20 minutos
. tempo de forno: 12 minutos
. dificuldade: fácil
. vegetariano: sim
. vegano: não
. apto para crianças: sim
. ingredientes principais: claras e cacau
. nº de porções: 28
. prato: lanche, bolinhos 


. Receita adaptada DAQUI


* * *


Forma para madalenas d' A Metalúrgica S.A.


Spray desmoldante da Sodifer S.A.

Comentários

  1. Gostei imenso de ambas as versões, estão tão mimosas!
    Vou confessar uma coisa: não tenho forma de madalenas mas ando tentada a comprar só para experimentar estas delícias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa tens mesmo de adquirir uma! Estes bolinhos ficam tão bonitos nesta forma. Eu só tenho uma, mas quero outra. Assim ligo o forno menos vezes ;)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Ficaram tão lindas, adorei ambas
    BOm fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Deve estar um delícia, têm óptimo aspecto!
    A parte do deixar arrefecer é que deve ser complicado, eu por norma ataco os bolos ainda quentes. :D
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês, o meu filhote comeu logo duas, ainda mornas :P
      É difícil resistir...
      Beijinho

      Eliminar
  4. Aqui está uma coisa que ainda não fiz. Mas gosto muito.
    Ficaram lindas.
    bjinho

    ResponderEliminar
  5. Gosto desse sortido! Assim pode-ae agradar a todos! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi essa a ideia Elisabete, uma vez que as fiz para o meu filhote levar hoje para a escolinha. Vão fazer um lanche partilhado ;)
      Beijinho

      Eliminar
  6. hummmmmm ficaram lindas e com toda certeza uma delicia, deu agua na boca.
    http://ornague.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Uma delícia! Adoro estes pequenos bolos, são tão bonitos!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Adoro esta publicação (e todas as outras claro... aqui só se veem coisas boas e deliciosas!!)

    As madalenas são dos meus "mini bolos" preferidos... esta combinação que usaste parece-me deliciosa!
    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Ficaram com um aspeto mesmo fofinho! Tenho de experimentar assim, só com claras :)

    ResponderEliminar
  10. Que maravilha. Para um lanche vinham mesmo a calhar ^_^

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Uma excelente sugestão para os lanches de fim de semana em que nem apetece sair de casa!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  12. Mas que belas madalenas. Eu adoro, podes mandar meia dúzia que eu aceito ehehehe
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  13. Olá, Ana

    Adorei a sugestão. Também tenho duas formas iguais a essa.
    Queria tanto ir ao open day mas este ano não estou cá nesse fim-de-semana. Já tenho imensas formas mas arranjo sempre mais algumas para virem comigo. Lol

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/cantinho-da-cozinheiras-desafio-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Clarinha :)
      É verdade! Eu também digo sempre que já não preciso de mais formas, mas indo lá, trago sempre mais algumas :P
      Beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e fique por cá!